Nesta obra, apresenta-se as perspectivas, motivos, liberdade e fantasia de um estilo que iria desenvolver em obras que o consagraram como um dos maiores escritores do século. O tema central desta coletânea é a morte. Apresentando-se de diversas maneiras, ela é uma presença inevitável, resumo de toda uma experiência de vida que define os personagens. Há histórias de mortos adquirindo consciência da morte, naquela faixa intermediária entre o ser vivo - ainda consciente - e o ser morto - que pretende adquirir consciência como o homem que é "corpo" e "caveira"do conto "A terceira renúncia". Há, também, vidas que são como mortes, como nos contos "A outra costela da morte" e "Eva está dentro de seu gato". Essa mesma morte apresenta-se como uma solução para o problema existencial, pois propicia uma plenitude impossível de ser obtida no decorrer da vida, como em "Nabo, o negro que fez esperar os anjos". Em Olhos de Cão Azul, o autor recria a realidade hispano-americana mágica, inserindo nela o homem contemporâneo com sua problemática existencial, seus enigmas e sonhos. Neste universo móvel e descentrado, ele inventa um espaço para o real e resgata o mundo americano do esquecimento, criando uma literatura autônoma e original. Um excelente exemplar do realismo fantástico.
E composto dos contos:
- 1947 A Terceira Renuncia
- 1947 Eva está dentro de seu gato
- 1948 Tubal-Caín inventa uma Estrela
- 1948 A Outra Costela da Morte
- 1949 Diálogo de Espelhos
- 1949 Amargura para três Sonâmbulos
- 1950 Natanael faz uma Visita
- 1950 Olhos de cão azul
- 1950 A Mulher que chegava às seis
- 1950 A Noite dos Alcaravões
- 1950 Alguém desarruma estas Rosas.
- 1954 Um homem chega debaixo da chuva
- 1955 Monólogo de Isabel vendo chover em Macondo