O enterro do diabo: A revoada é a tradução comum para novela de Gabriel García Márquez, La Hojarasca (A folharada). Publicado pela primeira vez em 1955, levou sete anos para encontrar uma editora. Amplamente celebrada como a primeira aparição de Macondo, a aldeia fictícia em Cem Anos de Solidão, O Enterro do Diabo é um campo de testes para muitos dos temas e personagens mais tarde imortalizada na obra-prima, disse. É também o título de uma colectânea de contos de García Márquez.
A narrativa de O Enterro do Diabo muda entre as perspectivas de três gerações de uma família como os três personagens (pai e filha e neto, respectivamente) se encontram em um limbo espiritual após a morte de um homem apaixonadamente odiado por toda a vila ainda indissoluvelmente ligada à patriarca da família.
Tal como acontece com muitos de seus romances, como O Amor nos Tempos do Cólera e Crônica de Uma Morte Anunciada, Gabriel García Márquez apresenta uma cena dramática para começar a sua narrativa e, em seguida volta no tempo para relembrar o passado, que conduzirá até a conclusão final. E descoberto no interior da narrativa que o centro de todo o conflito (o falecido) é um médico que veio para Macondo com um passado misterioso e sem nome claro. Único salva-conduto do homem é uma carta de recomendação do Coronel Aureliano Buendía, um dos personagens principais de Cem Anos de Solidão. É esta carta que leva o estranho para a família que serve coletivamente como narrador do drama que se desenrola.
O livro ainda conta com os contos:
- O Afogado Mais Bonito do Mundo
- Um senhor muito velho com asas enormes
- Blacamán o bom, vendedor de milagres
- A Ultima viagem do Navio Fantasmo
- Monólogo de Isabel vendo chover em Macondo
- Nabo