O coronel espera. Prometeram-lhe uma pensão, que por anos não cumprida. Cada solene sexta-feira, e vestido com seu melhor terno, o coronel espera na estação pela carta anunciando a chegada de sua aposentadoria. Todos na pequena cidade sabe que ele espera em vão. Ele também sabe. E toda sexta-feira, a esposa olha para ele no espelho ao se estir e se preparando para pegar a carta, que há anos lhe e negada. Mas o coronel, de olhos fechados para a verdade por demais evidente, destaca por seu sonho - se não, o que mais resta para ele?
Há fome na casa do coronel. Sua esposa é um saco de ossos consumidos por asma, e o coronel tem vergonha de sua pobreza, com a vergonha orgulhosa de um homem decente. Vai contra ventos e marés, contra a fome e contra acusações de sua esposa, repetida como uma ladainha: "O que vamos comer?" a resposta do Coronel é concisa - é uma resposta que ele tem sufocado por mais de 20 anos: "Vamos comer merda!"
O filme foi dirigido por Arturo Ripstein em 1999. Foi uma co-producao entre Franca, mexico e Espanha.
O filme foi a indicacao Mexicana para o 'Melhor filme estrangeiro' da 72nda edicao do Oscar mas nao recebeu a nominacao. Quando 'Tudo sobre minha mae' de Almodovar ganhou.
O filme esta disponivel para assistir no Youtube
Com:
- Fernando Luján - O coronel
- Marisa Paredes - Lola
- Salma Hayek - Julia, namorada do filho