Na véspera de sua festa de casamento de bodas de prata, Graciela Jaraiz de la Vera provoca uma discussao com Flávio, o marido de 25 anos, que se senta, despretenciosamente lendo um jornal em uma poltrona. Suas malas estão prontas, e ela está finalmente deixando-o, as suas relações conjugais se desintegraram além do reparo. Este é o seu discurso de despedida e sua lamentação amarga de raiva.
Intermitentemente interrompido pelos funcionários que estão se preparando para as centenas de convidados vindos para celebrar o aniversário, Graciela conta para o público a história do seu casamento. Ela conta sua gravidez prematura, sua juventude audaciosa, as infidelidades (de sua autoria, assim como seu marido), o ciúme contraditório de Flavio (que ela diz é típica de um marido infiel), bem como a sua covardia e falta de amor que ele tem mostrado a ela em todos os seus anos de casamento. Ela recria-se em diferentes fases de sua vida e seus relacionamentos, evocando para nós mesmos do passado e pontos na história e aprimorando-os com sutis mudanças no cenário e figurinos que lembram as modas de épocas passadas. Ela retrata a corrosão gradual de uma união que começou sem o amor, a mãe que desaconselha a sua escolha do homem. Ela descreve seu início modesto e sua acumulação gradual de riqueza, mas diz-nos que essa prosperidade veio a significar nada, pois havia sempre um ingrediente vital em falta em suas vidas: o amor de um marido para com sua esposa.
Flavio permanece imóvel com as acusações de Graciela, refugiando-se em silêncio por trás do jornal que esconde o rosto. No final do jogo, ela declara que ela não está mais disposto a sofrer a falta do amor do marido. Ela sai em busca do que ela nunca teve, mas não antes que ela queime o jornal de Flavio e tanto ela quanto a audiencia o assistem pegar fogo.
O monólogo em um ato conta o drama de um casamento, é situado em algum lugar em uma cidade do Caribe em 03 de agosto de 1978, como um casal prestes a comemorar seu 25º aniversário. Ironicamente, Graciela disse que "nada é mais próximo do inferno do que um casamento feliz." A peça estreou em Bogotá em 24 de março de 1994. Por causa da popularidade do autor, este livro é recomendado para todas as bibliotecas públicas e acadêmicas.
Happiness is not like they say, that’s for sure, that it only lasts a moment and you don’t know you have it till it’s gone. The truth is that it lasts as long as love lasts, because if you’ve got love, even dying’s okay.
Trecho de uma producao tardia
Site oficial